Gramado Cidade InteLIGENTE recebe Prêmio Nacional

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) recebeu na segunda-feira, 22, em São Paulo, o Troféu InovaCidade 2019, em razão do Programa Gramado Cidade InteliGente: Inovação, Tecnologia e Pessoas. O programa foi um dos 20 escolhidos entre mais de 50 inscritos no País. O prêmio foi entregue pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Júlio Francisco Semeghini Neto.


O caso gramadense, apresentado no 7º Smart City Business Brazil Congress e Expo (de 22 a 24, no Transamérica Expo Center), demonstrou o planejamento do programa, tendo como primeira efetivação a concessão dos antigos Largos Culturais, que se transformaram em Concierges Turísticos.
Conforme a organização do evento, a distinção resultou da idéia de transformar locais degradados em novos equipamentos públicos, servindo para atendimento de excelência ao turista, oferecendo serviços através de ferramentas tecnológicas, com infraestrutura totalmente sustentável e elevando um dos principais predicados de Gramado, que é a hospitalidade.


APRESENTAÇÃO OFICIAL

Prefeito: João Alfredo de Castilhos Bertolucci;
Título do case: Programa Gramado Cidades Inteligentes: Inovação, Tecnologia e Pessoas;
Autoria: Corrêa Boeira, A.
Resumo: Programa criado por Lei Municipal em 2018, composto por quatro pilares: Sustentabilidade, Coesão Social, Conectividade e Inovação. Na Sustentabilidade destacam-se as trocas de toda a iluminação pública da cidade, por lâmpadas LED. Para a Coesão Social participam Universidades públicas e provadas, e Institutos Federais, para a formação de mão de obra especializada. A Conectividade assegurou o wi-fi no ambiente urbano, melhorias na mobilidade e ampliou-se as conexões com países da América do Norte, Ásia e Europa. A Inovação trouxe a criação de plataforma da cidade utilizando inteligência cognitiva e recursos como blockchaim e bigdata, além de apoiar a construção de parque de inovação privado. O programa consta com parcerias de diversas empresas que se somam à Prefeitura, na oferta de serviços de qualidade aos moradores e visitantes.


AGENDA

Na terça-feira, 23, Bertolucci participou de reuniões estratégicas com prefeitos e também com diretores de grandes empresas ligadas à inovação e tecnologia do Brasil.
Os encontros oportunizaram ao prefeito de Gramado a apresentação de ações ligadas ao programa e trocas de experiências com os demais participantes.
O secretário adjunto de Governança e Desenvolvimento Integrado, Anderson Boeira (um dos idealizadores do Programa Gramado InteLIGENTE), participou da premiação e a agenda do prefeito Fedoca Bertolucci em São Paulo.

Texto: Roque Tomazeli
Foto: divulgação

LUCAS BRITO DE BARROS
Jornalista MTb.17.454/RS
lucas.barros@gramado.rs.gov.br
(54) 984.479.475
+55 (54) 3286 0248
Comunicação
www.gramado.rs.gov.br

Compartilhe