Balneário Camboriú é destaque nacional em Segurança e Meio Ambiente

Balneário Camboriú/SC foi destaque nacional em estudo feito pela empresa de consultoria Urban Systems, referência no setor, que avaliou cerca de 700 municípios brasileiros em diversos eixos. Meio Ambiente e Segurança foram os dois eixos em que a cidade mais se destaca. Entre as 100 cidades ranqueadas, Balneário ocupa a 2ª posição no eixo Meio Ambiente, e ficou como a 4ª colocada em Segurança, sendo que em ambos os eixos é destaque na região Sul.

O resultado foi divulgado nesta terça-feira (04.09), no Fórum Connected Smart Cities, que ocorre em São Paulo.

No ranking geral das 100 cidades conectadas e inteligentes divulgado pela Urban Systems, Balneário saltou da 62ª posição, que ocupava no estudo divulgado em 2017, para a 24ª posição no estudo atual de 2018.

“Esse estudo é importante porque nos posiciona quanto aos vários eixos pesquisados e mostra que estamos evoluindo notadamente, principalmente, no estudo relativo ao Meio Ambiente e Segurança. No primeiro, estamos levando o sistema de esgoto para todos os bairros para cumprir nosso objetivo de uma cidade 100% saneada e inscrevemos duas praias no Programa Bandeira Azul, de certificação internacional, que já teve aprovação na primeira etapa. E na Segurança, onde nosso desempenho é destaque no sul do Brasil, como a cidade mais segura. Estes dois eixos são fundamentais para uma cidade turística como a nossa e passa uma imagem muito positiva. Mas, também nos demais eixos, há ações de governo no sentido de melhorar o desempenho de nossa cidade”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

No eixo Meio Ambiente, que mede atendimento de sistema de esgoto, coleta de resíduos sólidos, e abastecimento de água, entre outros itens, Balneário Camboriú ficou como a 2ª colocada entre as cidades brasileiras pesquisadas, dividindo com Porto Alegre (que ocupa a 10ª posição) o destaque nesta área no Sul do Brasil.

No eixo Segurança, teve importante evolução, passando da 16ª posição no estudo de 2017, para a 4ª posição no ranking divulgado este ano, sendo que entre as 10 cidades mais seguras do país, Balneário é o grande destaque da região Sul. Entre as cidades brasileiras pesquisadas do porte de 100 a 500 mil habitantes, Balneário Camboriú ocupa a 1ª posição no eixo Segurança. O estudo neste eixo é feito com base nos números da segurança pública, em que a cidade se destaca por apresentar índice de homicídio de 8,35 por 100 mil habitantes. Também são analisados indicadores indiretos, como iluminação pública.

No estudo divulgado na terça-feira (4), Curitiba ocupa a 1ª posição no ranking, tendo ultrapassado a capital paulista que era a melhor posicionada no ranking de 2017 e agora é a segunda colocada. O estudo é composto por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade, meio ambiente, segurança, urbanismo, economia, energia, tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo e governança.

O Fórum seguiu quarta-feira (05), com uma série de workshops. Para o diretor do departamento de Assistência à Juventude, Douglas Aguirre, que participa do Fórum, “os workshops propiciam muitos contatos e conhecimento acerca das soluções encontradas pelas cidades em diversas áreas que servem de modelo para soluções semelhantes adaptadas em outras cidades. Há também contato com empresas de alta tecnologia e profissionais especializados em cada um dos eixos abordados. Esses contatos, as soluções inovadoras apresentadas e as trocas de experiência entre os participantes propiciam um importante legado do evento que levamos para a nossa cidade”, concluiu Aguirre.

Segue a lista das cidades catarinenses entre as 100 ranqueadas:


Florianópolis – 5ª. posição

Blumenau – 16ª. posição

Balneário Camboriú – 24ª. posição

Joinville – 30ª. posição

Itajaí – 31ª. posição

Jaraguá do Sul – 68ª. posição


#balneáriocamboriú #lovebc #lovecamboriu #visitebc #dicasdisplaycardBC #dicasdisplaycardbc #DisplayCardBC #DisplayCard20anos #DisplayCard #marketingmultiplataforma


Fonte:
https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=23185

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Ivan Rupp
Foto: Celso Peixoto
(47) 3267-7197


www.bc.sc.gov.br  
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu  
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu  
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

Compartilhe